top of page

​DÚVIDAS FREQUENTES

Sobre a Cirurgia Ortognática

 

• A cirurgia ortognática é uma cirurgia realizada nos terços médio e inferior da face para corrigir o mal posicionamento  dos ossos maxilares, onde ocorre mudanças na oclusão e na face do paciente.

O tratamento correto dessas deformidades é a combinação da cirurgia com a ortodontia (instalacão de aparelhos fixos ) pré e pós cirúrgica.

O objetivo da cirurgia consiste em posicionar a maxila, mandíbula e os segmentos dento-alveolares de forma correta para devolver ao paciente a função (boa mordida) e a harmonia facial.

Sobre Toxina Botulínica e Preenchimento

 

• A Toxina Botulínica pode ser usada na estética da face onde sua aplicação age na suavização de rugas de expressão do rosto, melhorando a estética facial, bem como sob indicação terapêutica, onde é utilizada para tratamento da DTM ( Disfunção Temporomandibular ) como é o caso do bruxismo, atuando na diminuição da atividade muscular, contribuindo, após as aplicações, para a redução da pressão (apertamento) e ranger dos dentes e também  alguns tipos de cefaléia.

Sobre Implantes Dentários

• Os implantes são estruturas de titânio fixadas ao osso. São utilizadas como apoio para confeccão de próteses fixa, as quais substituem os dentes ausentes, podendo restaurar desde um único dente perdido (ou mesmo todos os dentes), devolvendo a função da mastigação e a estética do sorriso.

Por formarem uma estrutura fixa, garantem mais segurança e conforto ao paciente.

Sobre o Terceiro molar ou Dente do Siso

• Os 3º molares, conhecidos popularmente como dentes do siso, são os últimos dentes a erupcionar na arcada dentária. Devido ao seu posicionamento, o acesso para realizar a higiene do local é diminuído, podendo gerar infecções graves  durante sua erupção.

Existem diversos motivos para remoção destes dentes que vão desde indicações ortodônticas, protéticas, periconarite e/ou cárie, até a eventual presença de cistos ou tumores associados à este dente.

Sobre a Cirurgia de ATM

• ATM significa “Articulação Temporomandibular”. É essa articulação é responsável por todos os movimentos executados pela mandíbula (abertura, fechamento da boca e movimentos laterais). Quando a ATM esta em desequilíbrio isso gera a DTM (disfunção articulação tempero mandibular) que pode, muitas vezes, ser corrigida com cirurgia.


O principal sinal de uma alteração são os estalos ou estalidos (cliques), normalmente acompanhados de dores que se manifestam na cabeça, ouvidos, face, pescoço e olhos. O estalido, isoladamente, já traduz alterações nas articulações. Também pode estar associado a zumbido e sensação de ouvido tapado.

Essa alterações pode ser de origem muscular, articular ou o a soma de ambas. Dependendo do diagnóstico o tratamento pode  ser clínico incluindo medicamentos anti-inflamatórios não-esteroidais de curto prazo para controle da dor e relaxamento muscular, uso de placas miorelaxantes, fisioterapia, aplicação de toxina botulínica, acupuntura e outros tratamentos.

Caso o tratamento o clínico não resolva, ou ainda, se eventualmente houver alguma alteração degenerativa ou anatômica na ATM, o procedimento cirúrgico pode ser indicado.

A cirurgia pode envolver tanto a artroscopia (técnica minimamente invasiva por video) ou necessitar de uma cirurgia aberta (discopexia) para reparar tecidos alterados ou tratar o deslocamento dos discos articulares.

Sobre a Cirurgia de Apnéia do Sono

• Essa síndrome ocorre quando o fluxo aéreo é interrompido por mais de 10 segundos durante o sono, sendo estes eventos repetidos por mais de 5 vezes por hora de sono. É uma doença crônica e progressiva, incapacitante com alta mortalidade e morbidade.

Normalmente pacientes apresentam obesidade, retrognatismo (queixo pequeno), língua grande, palato mole aumentado, úvula e amídalas hipertrofiadas, desvio de septo nasal, ronco noturno, sonolência diurna e outros.

O tratamento  pode ser clínico com o emagrecimento para os pacientes obesos, mascara nasal com pressão positiva (CPAP), aparelhos intra-orais  ou cirúrgico através de cirurgia ortognática, expansão maxilar cirurgicamente assistida entre outras.

Sobre a Cirurgia de Trauma Facial

• A etiologia dos traumas e fraturas na região da face está principalmente relacionada as agressões físicas, acidentes automobilísticos, quedas e acidentes esportivos. O cirurgião buco-maxilo-facial é o profissional mais adequado e treinado para o tratamento das fraturas da face.

O tratamento cirúrgico consiste na redução das fraturas faciais e fixação das mesmas com placa e parafuso.

Sobre a Cirurgia de Patologia Oral e Maxilofacial

• Os tumores odontogênicos são tumores exclusivos dos ossos maxilares e ocasionalmente da gengiva.

Normalmente esses tumores não apresentam sinais e sintomas, podendo causar expansão dos ossos maxilares, movimentação dentária, reabsorção radicular dos dentes adjacentes, perda óssea e dor em estágios mais avançados.

O tratamento é cirúrgico e consiste em cirurgias para retirada do tumor e a lesão é enviada para exame anatomopatológico (biópsia).

.
bottom of page